Reflexões sobre variação linguística e ensino de Língua Portuguesa

Autores

  • Daize Raquel Pereira Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Sanimar Busse
Agências de fomento

Palavras-chave:

Variação Linguística, Ensino, Contato Linguístico.

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre a variação linguística e o ensino da Língua Portuguesa, considerando a relação fala e escrita, principalmente em contextos de contato linguístico, tendo em vista a necessidade de o professor elaborar um trabalho sistemático que dê conta dos desvios apresentados, pautando-se no conhecimento da própria língua. Sabemos que é no ambiente escolar que as variantes se encontram e torna-se visível a heterogeneidade linguística, bem como a influência causada pelas línguas de contato, e o papel do professor de línguas frente a essas diferenças e o ensino da norma culta precisam ser refletidos. Discutimos aqui a partir do embasamento teórico de autores como: Mollica (2009; 2015), Bortoni-Ricardo (2004; 2005) e Busse (2013; 2015), Bagno (2007; 2009), documentos oficiais que preconizam o ensino da Língua Portuguesa e demais autores da área para refletir sobre os caminhos que o aluno percorre até conhecer a sua língua e adequá-la às diferentes situações de interação. 

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Biografia do Autor

Daize Raquel Pereira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Mestranda no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras/PROFETRAS, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE.

Sanimar Busse

Professora Doutora do Colegiado de Letras e dos Programas de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Letras e Mestrado Profissional em Letras/PROFLETRAS. Coordenadora do Subprojeto de Língua Portuguesa, do Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência/PIBID

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Publicado

29-08-2018

Como Citar

PEREIRA, D. R.; BUSSE, S. Reflexões sobre variação linguística e ensino de Língua Portuguesa. Travessias, Cascavel, v. 12, n. 2, p. e19366, 2018. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/19366. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

LINGUAGEM