A política dos intelectuais nos contos de Pedro Llosa Vélez: resenha de "A medida de todas as coisas"

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v14i2.24656
Agências de fomento
Capes

Palavras-chave:

Literatura sul-americana, conto, política.

Resumo

Objetivamos, nesta resenha, analisar como a política adentra tanto a forma como a mensagem dos contos de A medida de todas as coisas (2019), do autor peruano Pedro Llosa Vélez. Por meio de diversos recursos estruturais, as narrativas representam intelectuais inseridos em crises subjetivo-ideológicas. O tom subjetivo dos relatos elimina – ou a torna vinculado a psique dos protagonistas – a inflexão política dos contos, compondo, apesar da manifestação explícita de motivos sociais, econômicos e culturais, narrativas em que a modulação panfletária é dissipada, também, pela descoberta de si, pela ironia e pelo patético das situações figuradas. No que tange à política, baseamo-nos nas reflexões de Wolfgang Leo Maar (1982); a respeito da imbricação entre política e literatura fazemos uso dos pensamentos de Irving Howe (1987).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Barbosa Rudge Furtado, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)

Alcançou o título de Mestre em Estudos Literários na Unesp, no ano de 2017, com a dissertação Rememoração em Graciliano Ramos: do romance à autobiografia. Possuiu, e ainda possui, financiamento da Capes. Está cursando o doutorado na mesma instituição. Especialista em crítica da narrativa e teoria literária. Concentra-se no estudo da Literatura Brasileira, principalmente da prosa do decênio de 30 e da literatura contemporânea, mediante a noção de crítica integradora. É autor de artigos que versam sobre Graciliano Ramos e Jorge de Lima, além de trabalhos teórico-críticos, principalmente. Publicou, ainda, resenhas literárias em revistas acadêmicas e escritos em anais de congressos. Participa de dois grupos de pesquisa: GEN (Grupo de Estudos da Narrativa) e Diálogos Literários e é, atualmente, professor substituto de "Críticas Literárias" no curso de Letras da UNESP de Araraquara.

Referências

BOSI, Alfredo. Ideologia: o nome e as significações. In:______. Ideologia e contraideologia: temas e variações. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. p. 61-82.

HOWE, Irving. A política e o romance. Tradução de Margarida Goldsztajn. São Paulo: Perspectiva, 1987.

LLOSA, Mario Vargas. A história de Peté. In: VÉLEZ, Pedro Llosa. A medida de todas as coisas. Tradução de Antonio Fernando Borges. São Paulo: É Realizações, 2019. p. 257-262.

MAAR, Wolgang Leo. O que é política. São Paulo: Editora Brasiliense, 1982.

VÉLEZ, Pedro Llosa. A medida de todas as coisas. Tradução de Antonio Fernando Borges. São Paulo: É Realizações, 2019.

Downloads

Publicado

31-08-2020

Como Citar

FURTADO, P. B. R. A política dos intelectuais nos contos de Pedro Llosa Vélez: resenha de "A medida de todas as coisas". Travessias, Cascavel, v. 14, n. 2, p. e24656, 2020. DOI: 10.48075/rt.v14i2.24656. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/24656. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

RESENHAS