DISCURSO TRANSCULTURADOR: UMA TRAVESSIA INCONCLUSA: A RESPEITO DA TRANSCULTURAÇÃO EM GRANDE SERTÃO VEREDAS, DE GUIMARÃES ROSA

Autores

  • Ana Lúcia Branco

Palavras-chave:

Linguagem, Ángel Rama, Transculturação, Guimarães Rosa,

Resumo

A primeira parte do estudo consiste em apresentar o aspecto metodológico, que reporta à abordagem de Ángel Rama de uma América Latina como um projeto a ser delineado pelo trabalho intelectual através do conceito da “transculturação”, entendendo o mesmo como um processo de perdas, seleções, redescobertas e incorporações entre duas culturas que entram em contato. A segunda parte corresponde à aplicação da mesma em Grande sertão: veredas, mais especificamente, no episódio do julgamento do personagem Zé Bebelo quando Riobaldo, pela linguagem, se mostra tanto do lado tradicional do sertão quanto do lado da modernidade proveniente consubstancialmente das urbes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

11-12-2007

Como Citar

BRANCO, A. L. DISCURSO TRANSCULTURADOR: UMA TRAVESSIA INCONCLUSA: A RESPEITO DA TRANSCULTURAÇÃO EM GRANDE SERTÃO VEREDAS, DE GUIMARÃES ROSA. Travessias, Cascavel, v. 1, n. 1, p. e2736, 2007. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/2736. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

CULTURA