A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO NO

Cleoni Maria Barboza Fernandes, Amélia Rota Borges de Bastos

Resumo

Este trabalho busca discutir a ocupação e a apropriação da formação

pedagógica de professores universitários em diferentes lugares de diferentes campos

disciplinares nos cursos de Pós-Graduação. Ele se constitui em um recorte da pesquisa

interinstitucional (UNISINOS/UFPEL) “Trajetórias e lugares de formação da docência

universitária: da perspectiva individual ao espaço institucional”, que tem como objeto

analisar o lugar da formação dos professores da educação superior. Nessa instância de

análise a inserção no campo empírico está sendo feita por meio do mapeamento de cursos

de especialização em docência universitária e das disciplinas que tratam dos conhecimentos

de Educação em Cursos de Mestrado e Doutorado de áreas específicas de outros campos

disciplinares. Algumas questões vêm sendo apontadas para discussão das políticas e dos

movimentos institucionais e dos movimentos individuais que apresentam referências para

identificação de lugares de formação no campo da pedagogia universitária: que objetivos

orientam a implantação de cursos de especialização em docência universitária? Que

expectativas têm os professores que buscam esses cursos? Qual a periodicidade desses

cursos? Como são vistos pela instituição que os promove? Que tipo de formação os

professores buscam nestes espaços? As disciplinas que envolvem estudos conhecimentos

de Educação nos cursos de Mestrado/Doutorado são obrigatórias? O que está exposto

nos projetos pedagógicos destes cursos e nas ementas destas disciplinas? Essas questões,

dentre outras, têm sido referências desencadeadoras de interesse para compreender como

esses movimentos estão se constituindo em um campo de estudos no cenário acadêmico e

como podem contribuir para melhoria dos processos pedagógicos na Educação Superior. A

abordagem metodológica é a pesquisa qualitativa com o uso de princípios etnográficos.

Com dados mapeados estão sendo aplicados questionários semi-estruturados on line aos

coordenadores de cursos de Especialização e aos professores das disciplinas referidas.

Palavras-chave

Pedagogia universitária; Formação pedagógica; Cursos de pósgraduação.

Texto completo:

PDF PDF