A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO NO ESPAÇO DA PÓS-GRADUAÇÃO

Autores

  • Cleoni Maria Barboza Fernandes
  • Amélia Rota Borges de Bastos

Palavras-chave:

Pedagogia universitária, Formação pedagógica, Cursos de pósgraduação.

Resumo

Este trabalho busca discutir a ocupação e a apropriação da formação pedagógica de professores universitários em diferentes lugares de diferentes campos disciplinares nos cursos de Pós-Graduação. Ele se constitui em um recorte da pesquisa interinstitucional (UNISINOS/UFPEL) “Trajetórias e lugares de formação da docência universitária: da perspectiva individual ao espaço institucional”, que tem como objeto analisar o lugar da formação dos professores da educação superior. Nessa instância de análise a inserção no campo empírico está sendo feita por meio do mapeamento de cursos de especialização em docência universitária e das disciplinas que tratam dos conhecimentos de Educação em Cursos de Mestrado e Doutorado de áreas específicas de outros campos disciplinares. Algumas questões vêm sendo apontadas para discussão das políticas e dos movimentos institucionais e dos movimentos individuais que apresentam referências para identificação de lugares de formação no campo da pedagogia universitária: que objetivos orientam a implantação de cursos de especialização em docência universitária? Que expectativas têm os professores que buscam esses cursos? Qual a periodicidade desses cursos? Como são vistos pela instituição que os promove? Que tipo de formação os professores buscam nestes espaços? As disciplinas que envolvem estudos conhecimentos de Educação nos cursos de Mestrado/Doutorado são obrigatórias? O que está exposto nos projetos pedagógicos destes cursos e nas ementas destas disciplinas? Essas questões, dentre outras, têm sido referências desencadeadoras de interesse para compreender como esses movimentos estão se constituindo em um campo de estudos no cenário acadêmico e como podem contribuir para melhoria dos processos pedagógicos na Educação Superior. A abordagem metodológica é a pesquisa qualitativa com o uso de princípios etnográficos. Com dados mapeados estão sendo aplicados questionários semi-estruturados on line aos coordenadores de cursos de Especialização e aos professores das disciplinas referidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

11-12-2007

Como Citar

FERNANDES, C. M. B.; BORGES DE BASTOS, A. R. A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO NO ESPAÇO DA PÓS-GRADUAÇÃO. Travessias, Cascavel, v. 1, n. 1, p. e2765, 2007. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/2765. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO