AS TECNOINTERAÇÕES NA APRENDIZAGEM: VALORIZAÇÃO DA CULTURA E IDENTIDADE JUVENIL

Autores

  • Zoraia da Silva Assunção
  • Maria das Graças Pinto Coelho

Palavras-chave:

Tecnointeração, Internet, Ritualidade, Cultura, Identidade.

Resumo

Este estudo analisa as tecnointerações na aprendizagem e a ritualidade desenvolvida pelos jovens na valorização de sua cultura. Destaca o que favorece as diferentes identidades juvenis na internet. Enfocamos a internet como um meio de comunicação, informação e entretenimento. A problematização surgiu na observação de um descompasso entre a orientação escolar para o uso da internet e o que os alunos utilizamem casa e em outros ambientes. Neste contexto, questiona-se a internet no ambiente escolar. Será que ela está sendo otimizada para atender as novas exigências de comunicação e interação dos alunos? O aporte teórico utilizado resgata os conceitos de comunicação, tecnointeração, sociabilidade, ritualidade, cultura juvenil, identidade e autonomia, pontuando aspectos fundamentais, como o “diálogo”, a aquisição de conceitos e a inovação da educação com a chegada dos avanços tecnológicos na re-configuração social. O universo da pesquisa foi em uma escola da cidade do Natal/RN, cuja clientela apresenta condições socioeconômicas favoráveis à utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Para o desenvolvimento desta pesquisa, recorreu-se a uma metodologia de trabalho científico qualitativa de grupo focal, cujos sujeitos são jovens entre 11 a 15 anos. Neste contexto, foram identificados diferentes usos e atitudes, da cultura e identidade juvenil. Entretanto, todos os sujeitos dos grupos afirmaram que é possível ampliar a utilização da internet para potencializar aprendizagens e inovações educacionais a partir de outros usos que possam ser feitos desta mídia.

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Publicado

11-12-2007

Como Citar

ASSUNÇÃO, Z. da S.; COELHO, M. das G. P. AS TECNOINTERAÇÕES NA APRENDIZAGEM: VALORIZAÇÃO DA CULTURA E IDENTIDADE JUVENIL. Travessias, Cascavel, v. 1, n. 1, p. e2768, 2007. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/2768. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO