ASPECTOS PSICOLÓGICOS E LINGÜÍSTICOS DO LIDAR COM UMA

Vitalino Garcia Oliveira, Tatiana Diello Borges, Neuda Alves do Lago

Resumo

Este artigo relata os resultados obtidos em uma pesquisa com base nos

pressupostos da Psicologia e da Lingüística, em que buscou-se analisar as crenças de dois

professores de inglês em serviço sobre o processo de ensino/aprendizagem desse idioma.

O referencial teórico apoiou-se em estudos da área de ensino/aprendizagem de línguas

estrangeiras que tiveram como foco de investigação o construto crenças. A metodologia

escolhida foi o estudo de caso e os seguintes instrumentos de coleta de dados foram

utilizados: questionário do tipo semi-aberto, observações de aulas e diário. Os resultados

indicam que os participantes apresentam algumas crenças em comum e outras

contrastantes, e que a formação específica na área ou a falta dela influencia sua prática

docente.

Palavras-chave

Ensino/aprendizagem de inglês; Crenças; Professor; Formação.

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