COMPETÊNCIAS – COMPLEXIDADE DE VISÕES NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE INGLÊS

Autores

  • Gladys Quevedo-Camargo

Palavras-chave:

Competências, Professor de inglês, Língua inglesa, Língua internacional, Gênero profissional.

Resumo

 

Considerando o papel central atribuído ao desenvolvimento de competências preconizado por dois documentos constitutivos da formação de professores no Brasil - as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Letras (BRASIL, 2001) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica (BRASIL, 2002), este trabalho apresenta um breve histórico sobre o termo ‘competência’, sua apropriação por diversas áreas do conhecimento, sua inserção no meio educacional, sua variedade terminológica, suas definições e utilização por diversos autores na área educacional. Discorre também brevemente sobre questões relativas à ênfase sobre as competências nas atuais políticas públicas e ao que alguns autores denominam de ‘lógica’ ou ‘pedagogia’ das competências. Na seqüência, tendo em mente a importância da Língua Inglesa no mundo e sua utilização como Língua Internacional, este breve ensaio teórico contrasta a noção individualista inerente à concepção de competência com a noção de gênero ou cultura profissional, gênero de atividade ou cultura de ensinar, apontando para a necessidade de se discutir, sob esse prisma, aspectos relativos à identidade e ao trabalho do professor de inglês no contexto brasileiro.

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Publicado

11-12-2007

Como Citar

QUEVEDO-CAMARGO, G. COMPETÊNCIAS – COMPLEXIDADE DE VISÕES NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE INGLÊS. Travessias, Cascavel, v. 1, n. 1, p. e2771, 2007. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/2771. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO