PSICANÁLISE NA EDUCAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA DE DESLIZAMENTO DE COMPORTAMENTOS

Autores

  • Laiza Francielli Bortolini Santos

Palavras-chave:

Inconsciente, Grupo, Tomada de consciência, Sofrimento.

Resumo

Diante das novas concepções relativas ao paradigma da comunicação, concepções esperadas e necessárias na educação atual, encontramos professoras que, em sua prática, tem dificuldades de escutar o que o aluno lhe demanda Essas professoras foram construídas em meio a um discurso educacional opressor da mulher, que as coloca numa posição de passividade e infantilidade, postura esta que elas mantém em seus alunos. Este artigo nos traz uma experiência de mudança de postura das professoras situadas em uma escola específica a partir de um trabalho baseado na escuta e referencial da psicanálise. A partir dele propomos uma reflexão do trabalho psicanalítico no meio educacional, não como promotor da mudança de posição da mulher professora e oprimida, mas como possibilitador do deslizamento de sofrimentos que impedem uma prática mais gratificante para professores e alunos, tanto em relação às aprendizagens, como nas relações sociais na escola.

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Publicado

11-12-2007

Como Citar

BORTOLINI SANTOS, L. F. PSICANÁLISE NA EDUCAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA DE DESLIZAMENTO DE COMPORTAMENTOS. Travessias, Cascavel, v. 1, n. 1, p. e2792, 2007. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/2792. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO