REVISITANDO A HISTÓRIA DA FORMAÇÃO E DA PROFISSÃO NO

Autores

  • Maria Aldecy Rodrigues de Lima

Palavras-chave:

Formação docente, Educação na floresta, Imaginário social.

Resumo

Os fios que conduzem à história perpassam toda uma trama de vivencias e

errâncias de saberes e práticas construídas e em construção. Nas cabeceiras dos rios

acreanos os professores são cotidianamente desafiados a articular os saberes da formação

com a realidade da sala de aula. Oriundos da cidade os jovens professores que encaram a

docência nas comunidades ribeirinhas de Mâncio Lima-Ac, deparam-se com situações em

que os alunos manifestam desejos de saber para além das margens dos rios, além do

horizonte das verdes matas. Desenvoltos nos afazeres da tradição (plantar, colher, caçar,

pescar) intrigam seus professores quando manifestam dificuldades na aprendizagem da

leitura e escrita. Utilizando-nos do aporte metodológico da entrevista semi-estruturada e da

observação do lugar enquanto moradora natural da região, foi possível acessar algumas

formas de pensar e do fazer docente destes professores bem como dos motivos que os

levam a estes lugares longínquos dos centros urbanos. Dessa forma, pretende-se neste

texto reconstruir percursos e compreender as tramas da história de formação e da profissão

no interior da floresta acreana.

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Publicado

11-12-2007

Como Citar

RODRIGUES DE LIMA, M. A. REVISITANDO A HISTÓRIA DA FORMAÇÃO E DA PROFISSÃO NO. Travessias, Cascavel, v. 1, n. 1, p. e2793, 2007. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/2793. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO