SOBRE A ÓTICA DE UMA EXPERIÊNCIA ESCOLAR : HISTÓRIA LOCAL E AS MARCAS DE UM REGIME DE ESCRAVIDÃO EM QUESTÃO

Autores

  • Cícero Maia de Freitas
  • Mara Natalia Fernandes da Silva
  • Vilarin Barbosa Barros
Agências de fomento

Palavras-chave:

História Regional, Historia Local, Relações étnico-raciais, Marcas.

Resumo

Em nossa experiência de Estágio Supervisionado sentimos a necessidade de trabalhar alguns fragmentos de relações da “História Regional e Local”, na Escola de Ensino Médio Cel. Virgílio Távora (localizada no município de Quixadá-Ce), visando suprir a carência desses conteúdos nesta escola e também mostrarmos a importância do conhecimento histórico partindo do vivido dos educandos. Até que ponto foi possível alcançar nossos objetivos? Um outro fator almejado em nosso mini-curso, “Na História de nossa Região, As marca de um Regime de Escravidão”, foi trabalhar o que contempla na Lei 10.639/03. Então, quais as dificuldades que tivemos ao trabalhar com fragmentos da história e cultura afro-brasileira? Como perceber historicamente as relações étnico-raciais em nossa cidade? Os desafios ao desenvolvimento de nosso trabalho foram sendo postos cotidianamente, que caminhos trilhamos?

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Publicado

11-12-2007

Como Citar

MAIA DE FREITAS, C.; FERNANDES DA SILVA, M. N.; BARBOSA BARROS, V. SOBRE A ÓTICA DE UMA EXPERIÊNCIA ESCOLAR : HISTÓRIA LOCAL E AS MARCAS DE UM REGIME DE ESCRAVIDÃO EM QUESTÃO. Travessias, Cascavel, v. 1, n. 1, p. e2794, 2007. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/2794. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO