O GÊNERO TEXTUAL CHARGE E SUA APLICABILIDADE EM SALA DE

Autores

  • David Perdigão Lessa

Palavras-chave:

Gêneros textuais, Charge, Escola pública.

Resumo

Este trabalho aborda os gêneros textuais na escola, com ênfase na charge,

buscando as melhorias no ensino. A pesquisa foi realizada através de pesquisa bibliográfica

e com alunos de uma escola pública, debaixo de uma perspectiva sócio-interacionista,

fundamentado nos estudos teóricos sob o ponto de vista bakhtiniano. Durante a pesquisa,

foi utilizado seqüências didáticas possibilitando trabalhar o tema, o estilo e a construção

composicional da charge e sua aplicação em sala de aula. Pelo estudo de charge, transmitida

na esfera jornalística, propôs-se demonstrar a sua função social, as características e os

recursos lingüísticos responsáveis para seu significado. Foram também discutidos os

aspectos culturais políticos e sua contribuição para o ler e produzir textos na escola,

fazendo possível para aumentar, no aluno, suas capacidades lingüísticas e discursivas,

partindo do princípio de uma compreensão ativa e crítica da realidade e atual do mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

11-12-2007

Como Citar

PERDIGÃO LESSA, D. O GÊNERO TEXTUAL CHARGE E SUA APLICABILIDADE EM SALA DE. Travessias, Cascavel, v. 1, n. 1, p. e2803, 2007. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/2803. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

LINGUAGEM