A IDENTIDADE NACIONAL NA PUBLICIDADE

Autores

  • Raquel Ditz Ribeiro
  • Ada Cristina Machado da Silveira

Palavras-chave:

Publicidade, Identidade Nacional, Cultura Brasileira, Havaianas.

Resumo

 

Este trabalho analisa a relação entre identidade e cultura brasileira na produção publicitária. Traçamos inicialmente um breve histórico sobre aspectos da construção da identidade nacional brasileira e depois analisamos os elementos do nacionalismo presentes em uma peça de uma campanha de calçado popular - as sandálias Havaianas. Utilizamos a metodologia para análise de textos publicitários proposta por Torben Vestergaard e Kim Schroder (1988) que compreende a situação de comunicação, a forma como o texto está estruturado e os significados nele contidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-04-2008

Como Citar

RIBEIRO, R. D.; MACHADO DA SILVEIRA, A. C. A IDENTIDADE NACIONAL NA PUBLICIDADE. Travessias, Cascavel, v. 2, n. 1, p. e2840, 2008. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/2840. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTE E COMUNICAÇÃO