GEOMETRIA E ARTES: UMA INTERLOCUÇÃO EPISTEMOLÓGICA

Autores

  • Gilselene Garcia Guimarães

Palavras-chave:

Imagem, Figuras geométricas, Aprendizagem, Interdisciplinariedade, Cotidiano.

Resumo

 

Este trabalho quer evidenciar o modo como a construção de imagens artísticas pode contribuir na aprendizagem do conteúdo específico de Geometria, abordado no Ensino Fundamental, tendo presente que grande parte dos educandos encontram dificuldades na abstração e significação necessária para um entendimento satisfatório da disciplina. Como pré-requisito foram disponibilizados conceitos introdutórios à Geometria, procurando estabelecer as competências necessárias aos educandos para execução do projeto. A hipótese fundamental teve como base a perspectiva de desenvolver a interdisciplinariedade do conhecimento dos conteúdos de geometria e artes, promovendo uma correlação significativa entre o reconhecimento de figuras geométricas e sua aplicabilidade no cotidiano, assim como sua criatividade e representação visual. Foram analisadas imagens construídas pelos educandos como representação da capacidade, ou não, de depreender os conceitos geométricos abordados. As atividades selecionadas versaram sobre o reconhecimento e construção das figuras geométricas que compõem o tangran, caracterizadas por figuras planas, e a construção da imagem da figura astróide, utilizando conceitos de coordenadas cartesianas e retas tangenciais. Os resultados indicaram caminhos norteadores que sugestionam o respeito a ser dispensados, por parte dos educadores, para com as áreas de abrangência cognitiva e subjetiva de cada educando.

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Publicado

30-04-2008

Como Citar

GARCIA GUIMARÃES, G. GEOMETRIA E ARTES: UMA INTERLOCUÇÃO EPISTEMOLÓGICA. Travessias, Cascavel, v. 2, n. 1, p. e2846, 2008. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/2846. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTE E COMUNICAÇÃO