CONCEPÇÕES SOBRE O RETARDO MENTAL REVELADAS POR PROFESSORAS DE ENSINO REGULAR

Autores

  • Andréa Carla Machado
  • Maria Amelia Almeida
  • Suzelei Faria Bello

Palavras-chave:

Orientação, Prevenção, Retardo Mental, Formação de Professores.

Resumo

 

A prevenção apresenta-se como uma possibilidade eficaz de fornecer informação e gerenciar a disseminação do conhecimento. Partindo do pressuposto de que algumas crianças chegam ao processo escolar sem auxílio profissional e muitas vezes sem uma análise adequada do professor de como abordar a necessidade especial. O presente estudo é um relato de experiência, cujo objetivo foi promover orientações sobre o Retardo Mental aos professores da rede regular de ensino, de uma cidade do interior do estado de São Paulo, além de verificar a compreensão desses profissionais perante os aspectos abordados. Para tanto, foi efetuada uma palestra, cuja verificação da eficácia foi feita por meio de um questionário com seis perguntas fechadas, que foram coletadas antes e após as orientações. Concluiu-se que foi possível maximizar as reflexões e conhecimento sobre o Retardo Mental e suas formas de prevenção no contexto escolar, além de permitir criar estratégias educacionais para trabalhar em sala de aula com essa clientela.

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Publicado

30-04-2008

Como Citar

CARLA MACHADO, A.; ALMEIDA, M. A.; FARIA BELLO, S. CONCEPÇÕES SOBRE O RETARDO MENTAL REVELADAS POR PROFESSORAS DE ENSINO REGULAR. Travessias, Cascavel, v. 2, n. 1, p. e2906, 2008. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/2906. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO