DESCONSTRUINDO AS CONCEPÇÕES DOMINANTES INSTITUÍDAS SOBRE O ALUNO – UM ENSAIO FILOSÓFICO

Autores

  • Liliane Sanchez

Palavras-chave:

Ensino, Aprendizagem, Cognição, Filosofia, Autonomia.

Resumo

 

Esse trabalho surgiu como resultado da participação no grupo de pesquisa: "A ilusão cognitivista - raízes antropológicas do discurso educacional contemporâneo", sob coordenação da Profa. Dra. Lílian Do Valle, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Partiu da necessidade de se refletir sobre algumas verdades instituídas no âmbito educativo, a respeito do modelo de aluno que se pretende formar, ainda centrado numa concepção cognitivista e racionalista, que tem seus fundamentos de origem nas representações construídas sobre o humano no período histórico da modernidade. Para tanto, buscamos a contribuição de alguns autores modernos da filosofia (Descartes e Locke), bem como de teóricos estudiosos do período (Etienne Balibar e Jean-Marie Vaysse). Tais contribuições nos levaram também ao estudo do tema nos primórdios de sua concepção, ou seja, ainda relacionado aos acontecimentos de períodos históricos anteriores (antiguidade e idade média). Como o objetivo central da pesquisa foi analisar as conseqüências de tais representações para as concepções atuais sobre o aluno, buscamos também conciliar o tema com questões contemporâneas sobre a formação humana, não só no terreno da educação, mas também no âmbito da ética, da psicanálise e da política, por acreditarmos em suas estreitas relações. Alguns autores foram fundamentais nessa etapa da reflexão, tais como Castoriadis, Hannah Arendt e Maria Rita Kehl, por priorizarem a questão do desenvolvimento da autonomia, primordial à nossa pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-04-2008

Como Citar

SANCHEZ, L. DESCONSTRUINDO AS CONCEPÇÕES DOMINANTES INSTITUÍDAS SOBRE O ALUNO – UM ENSAIO FILOSÓFICO. Travessias, Cascavel, v. 2, n. 1, p. e2909, 2008. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/2909. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO