O OPERARIADO INDUSTRIAL NO CONTEXTO DA REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA: UM GRANDE DESAFIO DO MOVIMENTO SINDICAL NOS ANOS 80 (SÉCULO XX) NO PÓLO INDUSTRIAL DE MANAUS - PIM

Autores

  • Milton Melo dos Reis Filho

Palavras-chave:

Sindicalismo, Reestruturação Produtiva, Desafios.

Resumo

 

Esta análise centrada na temática intitulada O operariado industrial no contexto da Reestruturação Produtiva: um grande desafio do movimento sindical nos anos 80 (século XX) no Pólo Industrial de Manaus – PIM nos ajudará a compreender melhor a atuação do movimento sindical de forma mais coesa e consistente no processo de mudanças. Sabe-se que a partir do século XXI os avanços da tecnologia microeletrônica e da racionalização das técnicas organizacionais do processo de trabalho passava a se potencializar. Era visível no trabalhador certa reação ao novo modelo prestes a ser implantado nas diversas indústrias, onde as economias de escala buscada na produção fordista de massa foram substituídas por uma crescente capacidade de manufatura de uma variedade de bens em pequenos lotes. Consequentemente, o enfraquecimento das forças sindicais por conta do novo modelo de produção capitalista a chamada "especialização flexível" acaba inaugurando a precarização e a emergência de um novo tempo no mundo do trabalho. Na década de 80, especificamente, os trabalhadores operários eram ameaçados por seus chefes imediatos e demitidos, simplesmente. Para consolidar esta discussão, entendemos que o trabalho implica também diferentes tipos de poder sobre as matérias-primas, os instrumentos e as máquinas e, mais importante hoje, sobre as próprias pessoas. Nesse sentido é imprescindível que se leve em consideração todos os aspectos da ocupação – qualificação, poder, renda e status – para compreender o significado do trabalho e as fontes de satisfação que ele pode oferecer. Traduz-se aqui a nova bandeira de luta do movimento sindical brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-04-2008

Como Citar

MELO DOS REIS FILHO, M. O OPERARIADO INDUSTRIAL NO CONTEXTO DA REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA: UM GRANDE DESAFIO DO MOVIMENTO SINDICAL NOS ANOS 80 (SÉCULO XX) NO PÓLO INDUSTRIAL DE MANAUS - PIM. Travessias, Cascavel, v. 2, n. 1, p. e2920, 2008. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/2920. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO