O GÊNERO DIÁRIO COMO INSTRUMENTO CATALISADOR NA FORMAÇÃO INICIAL

Autores

  • Cláudia Valéria Doná Hila
Agências de fomento

Palavras-chave:

Diário, Interação, Escrita.

Resumo

Vinculado ao grupo de pesquisa "Interação e escrita no ensino e aprendizagem" (UEM/CNPq), o objetivo deste trabalho é discutir resultados parciais sobre o papel do gênero diário como instrumento de interlocução entre professor formador e professor em formação durante a disciplina de Prática de Ensino de Língua Portuguesa. O referencial teórico ancora-se no interacionismo social e do interacionismo sócio-discursivo bronckartiano. Os professores em formação produziram, ao longo do ano letivo de 2006, diários introspectivos nos quais o objetivo maior era obter uma interação mais efetiva entre professor formador e professor em formação, tendo em vista, principalmente, o baixo índice de motivação e de confiança em si mesmos com que os acadêmicos chegam a essa disciplina. Entretanto, para além desta função, outros papéis desse gênero foram aparecendo. Este estudo aponta para a importância de vermos os gêneros textuais como uma ferramenta psicológica (cf. Schneuwly, 1994), no sentido vygotskyano do termo, o que quer dizer que o diário pode ser considerado um instrumento catalisador na formação inicial.

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Publicado

30-04-2008

Como Citar

DONÁ HILA, C. V. O GÊNERO DIÁRIO COMO INSTRUMENTO CATALISADOR NA FORMAÇÃO INICIAL. Travessias, Cascavel, v. 2, n. 1, p. e2948, 2008. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/2948. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

LINGUAGEM