OS SIGNIFICADOS DA VIOLÊNCIA NA ESCOLA PARA PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS DE BELÉM

Autores

  • Ivany Nascimento
  • Mariléia Trindade

Palavras-chave:

Violência, Escola, Professor.

Resumo

 

A violência presente no ambiente escolar pode gerar prejuízo ao processo educacional e as relações dos sujeitos. A compreensão deste fenômeno passa pelos significados dos sujeitos que estão presentes nesse ambiente, pois ela é representada com base no espaço e tempo o qual é referida. Assim esta pesquisa tem por objetivo geral, identificar e analisar os significados que professores do ensino médio de escolas públicas de Belém possuem sobre a violência na escola. Outros objetivos são: identificar os atores e as formas e situações mais freqüentes e verificar as ações que as escolas desenvolvem para resolver a violência. Para isso realizamos estudos bibliográficos e pesquisa de campo, em 04 escolas do ensino médio de Belém-Pa. Na coleta de dados utilizamos como instrumento de pesquisa um questionário com as temáticas: significado da violência, formas de violência, situações mais freqüentes e, ações que a escola exerce para resolver a violência no seu interior. A análise dos dados pautou-se em Bardin (2003) sobre a análise de conteúdo. Os resultados revelam que os significados que os professores atribuem à violência se constituem em agressões diversas, que vão desde prejuízos físicos a outros subjetivos. Este fenômeno é causado tanto por conflitos externos como internos à escola. Os principais sujeitos apontados como produtores de violência são os alunos, contudo outros membros da escola também são destacados. As ações de tratamento de violência foram evidenciadas. É importante que as escolas tomem atitudes em seu cotidiano quanto à prevenção e/ou redução da violência.

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Publicado

30-08-2008

Como Citar

NASCIMENTO, I.; TRINDADE, M. OS SIGNIFICADOS DA VIOLÊNCIA NA ESCOLA PARA PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS DE BELÉM. Travessias, Cascavel, v. 2, n. 2, 2008. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/3036. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO