A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES E A PRESENÇA DA LITERATURA INFANTIL NA ALFABETIZAÇÃO NOS ANOS DE 1990
Palavras-chave:
Formação de professores, Literatura Infantil, AlfabetizaçãoResumo
Nos anos de 1990 foi atribuída grande importância à leitura e à presença da literatura na escola, principalmente nos processos de alfabetização, tendo em vista a divulgação de altos índices de não-alfabetização nos países periféricos. Esta importância se evidencia por meio dos discursos emanados do poder público e da política educacional (livros didáticos, formação de professores). Observa-se, porém a pouca e inadequada utilização da literatura infantil na escola. O presente texto é resultado de uma pesquisa que analisou a presença da literatura na escola, os encaminhamentos para a sua utilização no livro didático "literatura e alfabetização", tendo avaliado também o espaço por ela ocupado nos programas de formação docente dos anos de 1990. Foi possível concluir que a presença e utilização da literatura infantil como recurso pedagógico ou conteúdo curricular estão diretamente relacionados à formação do professor e à forma como a escola encaminha seus projetos pedagógicos
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.