A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES E A PRESENÇA DA LITERATURA INFANTIL NA ALFABETIZAÇÃO NOS ANOS DE 1990

Autores

  • Rita de Cássia de Araújo
  • Rosângela Célia Faustino

Palavras-chave:

Formação de professores, Literatura Infantil, Alfabetização

Resumo

 

 

Nos anos de 1990 foi atribuída grande importância à leitura e à presença da literatura na escola, principalmente nos processos de alfabetização, tendo em vista a divulgação de altos índices de não-alfabetização nos países periféricos. Esta importância se evidencia por meio dos discursos emanados do poder público e da política educacional (livros didáticos, formação de professores). Observa-se, porém a pouca e inadequada utilização da literatura infantil na escola. O presente texto é resultado de uma pesquisa que analisou a presença da literatura na escola, os encaminhamentos para a sua utilização no livro didático "literatura e alfabetização", tendo avaliado também o espaço por ela ocupado nos programas de formação docente dos anos de 1990. Foi possível concluir que a presença e utilização da literatura infantil como recurso pedagógico ou conteúdo curricular estão diretamente relacionados à formação do professor e à forma como a escola encaminha seus projetos pedagógicos

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

29-08-2009

Como Citar

DE ARAÚJO, R. de C.; FAUSTINO, R. C. A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES E A PRESENÇA DA LITERATURA INFANTIL NA ALFABETIZAÇÃO NOS ANOS DE 1990. Travessias, Cascavel, v. 3, n. 2, 2009. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/3370. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO