O TEXTO EM AULAS DE LÍNGUA MATERNA E ESTRANGEIRA NO ENSINO SUPERIOR
Palavras-chave:
Texto, leitura e produção, gêneros discursivos, Ensino Superior, Curso de Letras.Resumo
No intuito de contribuir com as discussões para o trabalho com textos nas aulas de língua materna e de língua estrangeira no Ensino Superior, objetivamos, neste trabalho, estabelecer uma relação entre a função social dos gêneros do discurso e os objetivos subjacentes às propostas dos professores para o ensino da leitura e da produção de textos em Curso de Letras. Para tanto, utilizamos os dados coletados por meio de questionários aplicados a professores e alunos do 7º período do Curso de Letras/CAMEAM/UERN. Fundamentamo-nos teoricamente nos estudos de Bakhtin (2002, 2003), Marcuschi (2008) e nas discussões propostas por Souza (2006, 2007a, 2007b). Os dados revelam que, apesar de o trabalho com a variedade de gêneros discursivos, especialmente dos textos do discurso acadêmico, já ter chegado às salas de aula do Ensino Superior, a sua aplicabilidade apresenta, ainda, alguns problemas, especialmente na falta de correlação que há, em algumas propostas de leitura e produção de textos, entre os gêneros discursivos selecionados, a função social desses gêneros, os objetivos e as atividades propostas. Esses dados apontam, ainda, para a necessidade de maior estudo e focalização nas discussões sobre as metodologias e as práticas de ensino de leitura e produção de textos no Ensino Superior.
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