LINGUAGEM, DESENVOLVIMENTO HUMANO E EDUCAÇÃO: O FOCO NA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA

Solange Maria Alves, Marilandi Maria Mascarello Vieira, Leticia de Moura Faitão, Tais Regina Signor, Ângela Zamonner

Resumo

Com base nos pressupostos teóricos da abordagem histórico-cultural, este texto propõe uma reflexão critica acerca da relação entre o processo de desenvolvimento humano, o papel da linguagem e da ação educativa escolar como elementos de mediação especifica e intencional, voltada ao desenvolvimento de formas tipicamente humanas de pensamento ou, como prefere vigotski, as funções psicológicas superiores. Sob este enfoque, sinaliza para algumas características a serem assumidas pela organização escolar comprometida com a práxis pedagógica para a infância abordando a brincadeira de papéis sociais e o jogo como elementos lingüísticos por excelência e, por isso, portadores de conteúdos sociais e simbólicos fundamentais de serem tomados como ponto de partida para a ação educativa transformadora.

Palavras-chave

Linguagem e brincadeira; Desenvolvimento humano; Educação; Infância.

Texto completo:

PDF