O PROCESSO CRIATIVO EM PUBLICIDADE E OS FORMATOS "ALL TYPE", "ALL IMAGE" E VERBO-VISUAL

Autores

  • Marina Aparecida Espinosa Negri
Agências de fomento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo | FAPESP

Palavras-chave:

Arte e Comunicação

Resumo

Este artigo figura como parte constituinte de uma pesquisa de doutorado ora em andamento, direcionada à construção da mensagem publicitária na contemporaneidade, e sua intertextualidade com as artes e a tecnologia. Entenda-se o substantivo artes, aqui, como a expressão de enunciados consistentes. Esta abordagem, especificamente, localiza-se em uma fase do trabalho que considera as definições conceituais referentes aos formatos criativos de anúncios, em busca de consolidar duas intenções: estabelecer um paralelo entre os três básicos, denominados All Type, All Image e Verbo-Visual; e avaliar a interferência tanto dos processos criativos, como do aparato tecnológico, na execução de cada um deles. O percurso investigativo acena para algumas conclusões, dentre as quais a mais efusiva seria a de que recursos gráficos, na maioria dos casos, têm substituído processos de criação, e condicionado os públicos-alvo a compreenderem a Publicidade como uma atividade comunicacional eminentemente imagética, e nem sempre  comprometida com a lógica.

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Publicado

22-09-2010

Como Citar

NEGRI, M. A. E. O PROCESSO CRIATIVO EM PUBLICIDADE E OS FORMATOS "ALL TYPE", "ALL IMAGE" E VERBO-VISUAL. Travessias, Cascavel, v. 4, n. 2, p. e3697, 2010. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/3697. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTE E COMUNICAÇÃO