ENSINO DE HISTÓRIA COM O USO DE JORNAIS: CONSTRUINDO OLHARES INVESTIGATIVOS

Autores

  • Raquel França dos Santos Ferreira

Palavras-chave:

Ensino de História, Documentos Históricos, Jornais

Resumo

A relação entre conteúdos para o ensino de História e documentos históricos, me motivou a olhar os jornais impressos como um valioso aliado no ensino da disciplina. A seleção de atividades com jornais é utilizada como mote para a pesquisa aqui apresentada porque tenho percebido, de maneira empírica, uma “marginalização” daquele recurso enquanto ferramenta potencializadora em questões de aprendizagem. O “pano de fundo” da pesquisa foi a relação existente entre conhecimentos acadêmicos e escolares presente em sala de aula – apropriando-me de discussões já apresentadas por Monteiro (2000), Gabriel (2003) e suas leituras sobre Tardif (1991), Chevallard (1991) - e, a partir dele, focalizar a construção do conhecimento histórico escolar a partir do uso dos jornais, como documento histórico,  pelos professores na sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

27-05-2011

Como Citar

FERREIRA, R. F. dos S. ENSINO DE HISTÓRIA COM O USO DE JORNAIS: CONSTRUINDO OLHARES INVESTIGATIVOS. Travessias, Cascavel, v. 5, n. 1, p. e3870, 2011. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/3870. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO