CONCEITOS COTIDIANOS E APRENDIZAGEM ESCOLAR

Adriane Cenci, Fabiane Adela Tonetto Costas

Resumo

Neste trabalho, seguindo a perspectiva posta por Vygotsky (1991), busco perceber a
influência dos conceitos cotidianos na aprendizagem escolar, isto é, de que forma as
aprendizagens anteriores e externas à escola interferem na aprendizagem escolar formal. Ao
desconsiderar os conceitos cotidianos de cada aluno, pressupondo que todos tenham uma mesma
“bagagem cultural”, a escola nega a diversidade dos alunos que nela estudam – ainda que estes
vivam numa mesma cidade, têm relações com o meio diferenciadas. Indivíduos que cresceram em
diferentes contextos sociais e culturais chegarão à escola com informações, conhecimento de
mundo, distintos. Isto é, os conceitos cotidianos de cada aluno são singulares. Cabe ao professor
estar atento a essas singularidades, pois o conhecimento escolar formal (conceitos científicos) se
apóia nas aprendizagens anteriores, no que o aluno aprende na família, na comunidade, com os
amigos.

Palavras-chave

Vygotsky; dificuldades de aprendizagem; cultura.

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