REVISITANDO A EDUCAÇÃO RURAL: OLHARES DOCENTES
Palavras-chave:
Educação Rural, História Oral, Histórias de VidaResumo
Este artigo trata da temática acerca da educação rural e sua representação, narrada nas vozes de três professoras. Suas atividades docentes no ensino rural, iniciadas na década de 1950 e 1980, no município de Santiago-RS, percorrem os anos, denotando, com isso, significações diferenciadas e plausíveis para reelaborações desse ambiente. Do vasto espaço sul-rio-grandense, o trabalho buscou conhecer, na delimitação micro, possibilidades para que surgisse, através de análise qualitativa, articulada ao método da história oral-modalidade da história de vida, nova leitura do cenário da educação rural. Revela, nas narrativas orais das professoras/colaboradoras, a experiência diferenciada diante de tantos discursos postos no campo da análise educacional, muitas vezes, reiterando a educação das comunidades e escolas rurais como cenário depreciativo e dicotomizado, antagônico ao cenário urbano. Inscrições que marcam a potencialidade da educação estão representadas pelas professoras como sendo únicas e independentes do espaço geográfico que se constituem como mulheres e homens. Carrega, nas narrativas, a sensação de que experiências diferentes são realidades concretas e possíveis. Para tanto, é pertinente que a história e a memória sejam elos entrelaçados para que a revisitação desse espaço configure-se em páginas em branco para que possamos contar uma nova história da educação e de seus sujeitos, harmonicamente integrados ao ambiente rural.
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