TRANSMEDIALIADE OU ILUMINAÇÃO RECÍPROCA ENTRE AS ARTES ?

Michael Korfmann

Resumo


O artigo discute a relação entre imagem e texto a partir de conceitos atuais como intermedialidade ou transmedialidade. Estes freqüentemente objetivam transgredir a demarcação entre expressões artísticas e outras áreas comunicativas da sociedade. Por outro lado, no início do comparatismo, encontramos concepções como a expressa no termo “iluminação recíproca entre as artes” que se restringe às relações meramente estéticas no campo artístico. Partindo desta reflexão, o trabalho apresenta um panorama histórico referente ao tema proposto para depois conceber as chamadas vanguardas artísticas no inicio do século XX dentro do contexto tecnológico. Proveniente da experiência urbana, as vanguardas se configuram como interação estética dos elementos predominantes deste meio, tais como som, letras e palavras, imagens dinâmicas e todos os elementos favoráveis a uma percepção de simultaneidade e do perspectivismo da observação.

Palavras-chave


Texto; Imagem; Medialidade

Texto completo:

PDF


Direitos autorais 2011 Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob CC-BY-NC-SA 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com indicação da autoria e publicação inicial nesta revista

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.