SOBRE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL, DIVERSIDADE E COLETIVO COM O COTIDIANO ESCOLAR

Rafael Marques Gonçalves, Graciele Fernandes Ferreira Mattos

Resumo

Como professorespesquisadores do grupo de pesquisa e extensão Tempos na Escola desenvolvido em parceria entre a Universidade Federal de Juiz de Fora e a Secretaria de Educação, temos buscado refletir as diferentes maneiras pelas quais as escolas da rede municipal de ensino de Juiz de Fora/MG lidam com a ampliação do tempo de permanência diária dos alunos na instituição escolar, configurando-se como escolas de Educação em Tempo Integral. Neste trabalho optamos por discutir sobre a importância da diversidade e do trabalho coletivo nas/das escolas, com uma problematização das leituras formalistas do cotidiano escolar enquanto um espaçotempo de repetição e mesmice, para reconhecê-lo enquanto um espaçotempo de tessituras de práticas emancipatórias oriundas da constatação de que os saberesfazeres são obras coletivas.

Palavras-chave

Educação em tempo integral – Pesquisa com o cotidiano – Diversidade – Coletivo escolar – Inclusão Social

Texto completo:

PDF