CONTEXTO ESCOLAR: CONFLITOS IDENTIDÁRIOS

Autores

  • Rejane Hauch Pinto Tristoni
  • Grasiela Mossmann

Palavras-chave:

Identidade. Fronteira. Preconceito. Aluno Brasiguaio.

Resumo

: Este estudo propõe reflexões sobre os conflitos vivenciados por representante de grupo minoritário: o brasiguaio, dentro do contexto escolar, na região Oeste do Paraná. Por meio dessa pesquisa é possível observar questões que explicitam conflitos étnicos, linguísticos e de (re)construção da identidade, bem como seus reflexos na vida escolar. A ideia de investigar o representante de grupo minoritário dentro do contexto escolar parte do pressuposto, apresentado por Moita Lopes (2002), de que a escola é um espaço privilegiado para a (re)construção da identidade, uma vez que o espaço escolar constitui um contexto adequado para análise da construção de identidade. Portanto, entende-se que a escola é um dos principais espaços onde se consolidam os discursos identitários. Desse modo, o objetivo é investigar como ocorre à (re)construção da identidade e os conflitos identitários, mais propriamente em relação ao preconceito e à estigmatização estabelecidos no interior da escola.

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Publicado

12-12-2011

Como Citar

PINTO TRISTONI, R. H.; MOSSMANN, G. CONTEXTO ESCOLAR: CONFLITOS IDENTIDÁRIOS. Travessias, Cascavel, v. 5, n. 3, p. e5867, 2011. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/5867. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO