A AÇÃO PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES E AS ORIENTAÇÕES DAS DCES

Marilúcia Santos Domingos Striquer

Resumo

Ao abordarmos o ensino e a aprendizagem da língua portuguesa, no Brasil, abordamos teoricamente o ensino e aprendizagem de gêneros discursivos/textuais, uma vez que essa é a orientação dos documentos oficiais. Contudo, na prática, como os gêneros estão sendo abordados? Essa é a pergunta que motiva essa pesquisa, a qual se pauta sobre verificar como os professores participantes do PDE-Paraná estão encaminhando suas práticas frente às orientações oficiais. Para alcançarmos nosso objetivo, nosso arcabouço teórico se baseia, sobretudo, nos aportes teóricos do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2008), no viés que busca compreender o agir implicado no trabalho do professor. Os resultados da pesquisa apontam que por um aspecto quantitativo as práticas pedagógicas estão convergentes com as orientações, mas o aspecto qualitativo não se revelou.

Palavras-chave

Gêneros textuais; Documentos oficiais; Ação pedagógica.

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