A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA POR MEIO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: DO PRÉ-CONCEITO À CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS

Autores

  • André Ming Garcia

Palavras-chave:

Educação à Distância, Tecnologias da Informação e Comunicação, Formação profissional à distância, Construtivismo, Sócio-interacionismo

Resumo

O presente texto se dedica à temática da Educação à Distância (EaD) por meio do acesso a Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) e da exploração dos potenciais didático-pedagógicos das Tecnologias da Informação e Comunicação, enfocando mais precisamente a questão da capacitação/formação profissional através da EaD. Serão abordados conceitos relativos a essa modalidade de ensino-aprendizagem, incluindo-se comparações com aspectos relativos ao ensino presencial. Lançando-se mão do conceito de “distância transacional” (Moore apud Kensi, 2006), procura-se demonstrar que a EaD pode proporcionar uma proximidade docente-discente ainda maior que a verificada na educação presencial e que, acima de tudo, pode estimular a formação de um educando crítico, que aprende fazendo, refletindo, construindo e atribuindo sentidos e, ao contrário do que muitos crêem, interagindo.

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Publicado

10-05-2012

Como Citar

MING GARCIA, A. A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA POR MEIO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: DO PRÉ-CONCEITO À CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS. Travessias, Cascavel, v. 6, n. 1, p. e6216, 2012. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/6216. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO