ARGUMENTOS SOBRE A TEORIA DA AÇÃO APLICADA ÀS METÁFORAS DA VIDA COTIDIANA.

Autores

  • Daniel Felix da Costa Júnior
Agências de fomento

Palavras-chave:

Desde Lakoff & Johnson (1980), a noção de metáfora ganhou uma amplitude que ultrapassa o plano linguístico, com afirmações do tipo “as metáforas podem criar realidades, especialmente realidades sociais” e “uma metáfora pode converter-se em guia para a açã

Resumo

Desde Lakoff & Johnson (1980), a noção de metáfora ganhou uma amplitude que ultrapassa o plano linguístico, com afirmações do tipo “as metáforas podem criar realidades, especialmente realidades sociais” e “uma metáfora pode converter-se em guia para a ação futura”. Sabendo da natureza agente da metáfora, fizemos uma associação desta ideia com a teoria da ação formulada por Searle (1983) no Intentionality. Obteve-se, então, a possibilidade de três critérios para a observação da metáfora, sob o enfoque da ação: a) a metáfora considerada intencional, b) a metáfora considerada não intencional, e c) a metáfora como uma não-ação. Contudo, não se pode negar que alguns argumentos podem refutar essa distinção dentro da própria teoria searleana, são estes: • toda ação possui uma intenção em ação, • existe possibilidade intencional na metáfora não intencional, e • a aceitação do objetivismo, dentro da concepção de uma não ação metafórica, exclui a ideia de intencionalidade e não intencionalidade da metáfora. A confirmação ou não desses argumentos foi investigada neste trabalho, bem como, a defesa da não atividade da metáfora ser considerada parte do Background, e o papel do algoritmo «X é como Y em características C», no resultado dessas análises sobre a convergência do experiencialismo lakoff-johnsoniano com a teoria da ação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

29-04-2012

Como Citar

COSTA JÚNIOR, D. F. da. ARGUMENTOS SOBRE A TEORIA DA AÇÃO APLICADA ÀS METÁFORAS DA VIDA COTIDIANA. Travessias, Cascavel, v. 6, n. 1, p. e6419, 2012. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/6419. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

LINGUAGEM