TRABALHO DOCENTE NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: A FIGURA DO PROFESSOR- TUTOR CONCEITUAL E O FÓRUM VIRTUAL DE DISCUSSÃO COMO FERRAMENTA DE TRABALHO

Autores

  • Eliane do Rocio Alberti Comparin
  • Claudia Barcelos de Moura Abreu

Palavras-chave:

Educação, Trabalho Docente, Tecnologia,

Resumo

Analisa-se o trabalho que o professor-tutor conceitual desenvolve durante a realização dos fóruns de discussão do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública do Instituto Federal do Paraná IFPR, à luz da categoria de análise Mediação pelas Tecnologias de Informação e Comunicação. Apresentam-se as formas de mediação e intervenção feitas pelo professor-tutor conceitual de cada disciplina durante o uso do fórum como um recurso tecnológico e de interação eletronicamente mediada para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Os resultados apontam para a necessidade de repensar/rever a forma de mediação realizada pelos professores-tutores conceituais no fórum de discussão, bem como a atuação dos alunos, ou seja, de uma posição de passividade para uma de interatividade virtual. Visto que o fórum de discussão é considerado uma das interfaces que possibilitam a interlocução de todos os participantes, no processo de Educação a Distância. 

PALAVRAS-CHAVE: Trabalho docente, Mediação, Fórum Virtual de Discussão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

18-09-2012

Como Citar

COMPARIN, E. do R. A.; ABREU, C. B. de M. TRABALHO DOCENTE NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: A FIGURA DO PROFESSOR- TUTOR CONCEITUAL E O FÓRUM VIRTUAL DE DISCUSSÃO COMO FERRAMENTA DE TRABALHO. Travessias, Cascavel, v. 6, n. 2, p. e6501, 2012. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/6501. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO