ANÁLISE DO PROCESSO ANAFÓRICO EM TEXTOS PRODUZIDOS POR ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE CASCAVEL-PR
Palavras-chave:
referenciação, objetos-de-discurso, categorização, argumentação.Resumo
Esta pesquisa objetiva investigar o processo de referenciação realizado por meio das anáforas correferenciais recategorizadoras e não correferenciais em um corpus constituído por textos produzidos por alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública de Cascavel-PR, e verificar de que maneira o produtor do texto lida com o processo de retomada em suas produções escritas, (re)construindo objetos-de-discurso, os quais permitem verificar juízos de valor e propostas argumentativas do produtor do texto. Pautamo-nos em obras de autores fundamentados na perspectiva sociocognitiva e interacionista da linguagem, que consideram a linguagem uma forma de cognição sócio-histórica e de caráter interativo, tais como Mondada e Dubois (2003), Koch (2005), Marcuschi (2007a), Apothéloz e Reichler-Béguelin (1995). Observamos que as expressões referenciais contribuem para elaborar o sentido, indicando pontos de vista, assinalando direções argumentativas, além de atuarem na progressão e coesão textual. No decorrer da pesquisa, verificamos que a seleção dos elementos lexicais presentes nos textos representam formas de conceber não somente o tema proposto em sala de aula mas também de avaliação vinculada a um projeto discursivo dos locutores. Consideramos este estudo importante para o ensino, pois contribui para que o professor desenvolva a competência linguística do aluno para a produção textual.Downloads
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