CONTORNOS E NUANCES DA IDENTIDADE PROFISSIONAL EM NARRATIVAS DE PROFESSORES: FOCO NO PIBID

Autores

  • Ana Paula Domingos Baladeli
  • Aparecida de Jesus Ferreira
Agências de fomento

Palavras-chave:

Formação do professor, Narrativa, Identidade Profissional

Resumo

Narrar nossas histórias por meio de memórias e relatos autobiográficos pode contribuir para que compreendamos melhor nossas trajetórias – pessoal e profissional.  Nessa perspectiva, a pesquisa narrativa tem despontado como alternativa teórica e metodológica para a formação de professores, isso porque, segundo assevera Telles (1999) e Nóvoa (2009), além de pesquisas desta natureza promoverem reflexões e ressignificações para os futuros professores, evidenciam as trajetórias, os contornos e as nuances do processo de sua construção identitária. Neste artigo discutimos a pesquisa narrativa na formação inicial de professores de Língua Inglesa, participantes do Pibid, e refletimos sobre a identidade profissional e a influência de suas trajetórias de vida na percepção que o grupo apresenta sobre a profissão professor. Adotamos o conceito de identidade como uma produção histórica e híbrida que se prolifera via discurso, dado que favorece uma geração de dados pertinentes para a compreensão dos sentidos que o grupo sobre sua identidade profissional.

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Publicado

23-07-2014

Como Citar

BALADELI, A. P. D.; FERREIRA, A. de J. CONTORNOS E NUANCES DA IDENTIDADE PROFISSIONAL EM NARRATIVAS DE PROFESSORES: FOCO NO PIBID. Travessias, Cascavel, v. 8, n. 1, p. e9801, 2014. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/9801. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

[DT] FORMAÇÃO CONTINUADA EM AÇÃO: DA BASE TEÓRICA AO DOMÍNIO TECNOLÓGICO