v. 10, n. 2 (2016)

O presente dossiê foi proposto para que pesquisas sobre análises das relações e das experiências, em torno da leitura do texto literário e de práticas pedagógicas, possam ser divulgados. Aceitam-se artigos que retratem a leitura literária como uma das fontes privilegiadas de aquisição do hábito de leitura, de conhecimento de si e do outro e da reflexão sobre o mundo sociocultural. Os artigos devem refletir sobre a obra literária como prática social, em sua potência de romper com o familiar e o gasto/clichês e ampliar o repertório das representações existentes e da capacidade de semiose. Artigos que discutam a figura do leitor agente, que interage com o texto literário, que reinventa ou mesmo acrescenta cenas, personagens, dados e fatos, justamente porque consegue entender, depois de um processo de letramento, o intertexto por meio de uma intuição subjetiva, eivada de reflexão, de sinapses, de busca pelas contradições, de busca pelo mundo. Como formar esse leitor no ensino fundamental, mesmo diante da falta de discussão sobre o lugar e função do texto literário no espaço escolar, nos diversos anos cronologicamente estabelecidos?

Sumário

DOSSIÊ TEMÁTICO: LITERATURA, LEITORES, TEXTOS PRETEXTOS E DESTERRITORIALIDADES.

Gládiston de Souza Coelho
PDF
1-13
Elias Garcia, Jorge Bidarra
PDF
315-329
Bruno Gomes Pereira
PDF
35-44
Ana Rosa Gonçalves De Paula Guimaraes
PDF
45-58
Adelino Pereira dos Santos
PDF
98-109
Alinny Rodrigues Pereira Silva
PDF
110-126
Maria de Lourdes Custódio de Faria, Valdeci Batista de Melo Oliveira
PDF
399-413
Viviane Bordin-Luiz, Gilmei Francisco Fleck
PDF
443-454

EDUCAÇÃO

Dinamara Garcia Feldens, Rafael Santos Barboza, Helena Maria Braz, Luana Garcia Feldens Fusaro
PDF
262-271
Janice de Freitas Pires, Carlos Eduardo Silveira, Francisco Antônio Pereira Fialho
PDF
14-34
José Edimar Souza
PDF
65-79
Thereza Christina Gama, Alexsandra Rodrigues Amando, Bruna Coelho De Macedo, Glenda Katherine Silvestre da Silva, Edivaldo Xavier Da Silva Júnior, Clóvis Milton Duval Wannmacher
PDF
127-140
Klinger Teodoro Ciríaco, Priscila Nataly Oliveira Rigonato
PDF
164-186
Leidiane Marques de Aguiar, Beatriz Helena Dal Molin
PDF
272-281
Alessandra Leles Rocha, Maria Marta Carrijo de Oliveira
PDF
297-314
Thiffanne Pereira dos Santos, Marlene Barbosa de Freitas Reis
PDF
330-344
Leonardo da Costa Ferreira
PDF
371-380
Valter Aparecido Barcala, Silmara Malta Silva Rocha
PDF
381-398

LINGUAGEM

Lucilene Aparecida Spielmann Schnorr, Carmen Teresinha Baumgärtner
PDF
141-163
Jozeane Martinha de Lima, Aparecida Feola Sella
PDF
210-221
Suany Oliveira de Moraes, Celina Aparecida Garcia de Souza Nascimento
PDF
198-209
Virginia Sita Farias
PDF
231-261
Fernanda Maria Müller Gehring, Luciana Alves Bonfim
PDF
345-364
Wellington Stefaniu
PDF
414-442

LITERÁRIA

Ana Patrícia Cavalcanti Queiroz
PDF
80-97
Ana Maria Klock
PDF
282-296

TRADUÇÕES

Marilene Kall Alves
PDF
187-197

RESENHAS

Thiago Valim Oliveira
PDF
365-370

A LITERATURA, COMO TODA A ARTE, É UMA CONFISSÃO DE QUE A VIDA NÃO BASTA

QUANDO A EDUCAÇÃO NÃO LIBERTA: EU, COVARDE?
Vilarin Barbosa Barros
PDF
59-61
Marta Lizane Bottini dos Santos
PDF
62-63
ABAETETUBA
Rosenildo da Costa Pereira
PDF
64