O grotesco contemporâneo no teatro de Matéi Vișniec

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Palavras-chave:

Grotesco, Matéi Vișniec, Teatro Contemporâneo.

Resumo

O riso, segundo Bergson, fala à inteligência. Por ser um fenômeno puramente humano, para que o riso aconteça, é preciso que haja a percepção do efeito cômico e a sua compreensão. Algumas vezes aquilo que é insólito também causa o riso, porém pelo efeito de estranhamento que produz e leva muitas vezes à reflexão, como as manifestações do grotesco, presentes em diferentes expressões artísticas e midiáticas. Nas obras do dramaturgo contemporâneo Matéi Vișniec, o qual possui um forte caráter político, o grotesco é frequentemente a fonte do riso suscitado pela obra, mas também aquilo que guia o leitor/espectador ao entendimento da problemática levantada pelo autor. Sendo o dramaturgo um adepto declarado do Teatro do Absurdo, ele recorre com frequência a desfechos inusitados, nos quais o grotesco se sobressai, dando a tônica das obras. É possível encontrar diferentes expressões do grotesco em seus escritos, como no texto Teatro Decomposto ou O homem-lixo (1994/2012). O presente artigo, assentado nas proposições de Cabral e Soares (2002) e Kayser (1986), entre outros teóricos que categorizam e recuperam os diversos sentidos do grotesco, buscou compreender as imagens deste na obra dramática do escritor romeno e os efeitos de sentido advindos do emprego da categoria estética em questão, por meio da reflexão proporcionada por esta. Em Teatro decomposto o grotesco, sob diferentes formas, revela-se como guia para a construção das imagens e alegorias presentes no texto e também para possíveis sentidos que emanam da peça.

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Biografia do Autor

Camylla Galante, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

É bacharel e licenciada em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Toledo (2006), licenciada em Letras Português/Italiano pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2010), Campus de Cascavel e mestre na linha de pesquisa Linguagem Literária e Interfaces Culturais: Estudos Comparados na mesma universidade (2013). Possui especialização em Educação Especial: Atendimento às necessidades Especiais (2014). Atualmente é professora da disciplina de Filosofia da Secretaria do Estado do Paraná (SEED) e doutoranda do programa de pós-graduação em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, na linha de pesquisa Linguagem Literária e Interfaces Culturais: Estudos Comparados.

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Publicado

06-09-2019

Como Citar

GALANTE, C. O grotesco contemporâneo no teatro de Matéi Vișniec. Travessias, Cascavel, v. 13, n. 2, p. e22120, 2019. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/22120. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

LITERÁRIA