A COMPLEXIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR

Autores

  • Anderson Rocha da Silva
  • Cristiana Callai de Souza

Palavras-chave:

Revolução Científica, Teoria da Complexidade, Pedagogia.

Resumo

Este artigo tenta situar-se no “entrelugar3”, no isto e no aquilo, no micro e no

macro, desconfiando do legado epistemológico do eurocentrismo, que nos impede de

compreender o mundo a partir de sua diversidade social. O paradigma ainda vigente no

cotidiano escolar e que atua no currículo, inspirou-se na racionalidade científica clássica,

protagonizando a subalternização dos saberes, a tendência à homogeneidade e a negação da

diversidade cultural. Estes ransos ainda estão presentes no cotidiano escolar da Educação

Infantil, com a perspectiva ilusória de que é possível ensinar tudo a todos,

simultaneamente, na ordenação dos conteúdos e dos tempos, num projeto de currículo

unificado. Na trajetória da história da educação, em que confluem o conhecimento

teológico, a ciência e a filosofia, somos desafiados a problematizar as representações

construídas no campo educacional, inclusive a da criança entendida como um adulto em

miniatura, talvez mais do que isso, fomentar outras questões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

11-12-2007

Como Citar

DA SILVA, A. R.; DE SOUZA, C. C. A COMPLEXIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR. Travessias, Cascavel, v. 1, n. 1, p. e2764, 2007. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/2764. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO