Falantes brasileiros e o falar Espanhol: uma descrição do contato linguístico na cidade de Capanema/PR

Autores

Agências de fomento
CAPES

Palavras-chave:

Atitudes Linguísticas, Línguas em Contato, Falares de Fronteira, Marcas do Discurso

Resumo

Objetiva-se demonstrar, neste artigo a maneira como falantes brasileiros, monolíngues, residentes na fronteira do Brasil com a Argentina, do Estado do Paraná/Brasil, assimilam fenômenos de língua em contato, bem como verificar quais avaliações relacionadas ao uso do espanhol, no contexto brasileiro, são recorrentes. O objeto de pesquisa e composto por recortes de falas de informantes da cidade de Capanema, coletadas por meio do Projeto Crenças e atitudes linguísticas: um estudo da relação do português com línguas de contato, organizado por pesquisadores da Unioeste e da UEL. Moreno Fernández (1998) e Aguilera (2008) sustentam as reflexões de base teórica para o entendimento da situação de contato linguístico presente no cotidiano dos capanemenses. Os resultados foram obtidos por meio de perguntas componentes de um questionário previamente elaborado, às quais os entrevistados foram submetidos e que tinham como objetivo verificar como a língua daquele que fala diferente era concebida. Os depoimentos revelaram tanto avaliações positivas quanto negativas sobre o falar espanhol, e nesse contexto foi possível observar inclusive a existência de certo acolhimento em relação ao falar espanhol argentino, o que pode ser explicado devido à proximidade do município de Capanema, localizada no Sudoeste do Paraná, com a fronteira com a Argentina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Solange Goretti Moreira Pizzatto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Mestranda em Letras, linha de pesquisa: Estudos da Linguagem - Descrição dos Fenômenos Linguísticos, Culturais, Discursivos e de Diversidade na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste; Graduada em Letras Português - Espanhol pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2017). Atuou no nível Fundamental de ensino. Especialização em Língua Inglesa da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) (2017-2018), Pós-graduação a distância do curso de Educação a Distância com Ênfase na Formação de Tutores ( Faculdade São Braz ? FSB ) (2017-2018). Atualmente é Assessora Especial do Gabinete da Reitoria da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, atuando junto à Editora da UNIOESTE (2017). Tem experiência nas seguintes áreas: ensino de língua portuguesa; ensino de língua espanhola.

Jaqueline Cerezoli, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Possui graduação em letras Português/Ingles pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2007) e mestrado em Letras -Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2009). Atualmente é professor da Universidade Paranaense. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: educação rural, leitura, interdisciplinaridade, educação, linguagem, discurso, juventude rural, teatro educativo, discurso e luis vilela, morte, sociologia.

Sônia Cristina Poltronieri Mendonça, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Mestre em Letras (2006) e Doutoranda em Letras Letras -Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná e bolsista CAPES na pesquisa de tese com o título ?Crenças e Atitudes Linguísticas na aldeia indígena Tekoha Añetete? (2015-2019), sob orientação da Dra. Aparecida Feola Sella. Bolsista Sanduíche na Universidade Autónoma Metropolitana-Iztalapata (UAM-I), Cidade do México - DF, México, de setembro 2018 a fevereiro 2019, com estágio doutoral na localidade puerpecha de San Isidro, município de Los Reyes, de Michoacán, sob orientação do Dr. Rainer Enrique Hamel. É mestre em Letras -Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2006). Possui graduação em Comunicação Social Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (1985) e licenciatura Letras-Espanhol pela Universidade Federal de Santa Catarina (2018). Atuou como professora adjunta no Centro Universitário Dinâmica das Cataratas (2001-2015), na coordenação dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Dinâmica das Cataratas (2009-2011) e participa como professora voluntária de português no projeto de extensão Cursinho pré-vestibular da Unioeste, em Foz do Iguaçu. Áreas de interesse: sociolinguística, variação linguísticas, línguas em contato, língua guarani em contato com português/espanhol, políticas linguísticas e questões de fronteira.

Lohana Larissa Mariano Civiero, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Bacharela em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel - UNIVEL (2016). Mestranda em Letras do Programa PPGL, Linha de Pesquisa: Estudos da Linguagem - Descrição dos Fenômenos Linguísticos, Culturais, Discursivos e de Diversidade na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2018-2020). Acadêmica do curso de Letras - Português/Italiano da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2017-2020).

Aparecida Feola Sella, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Possui Graduação em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (1987), Mestrado em Letras pela Universidade Estadual Paulista (1994) e Doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000). É docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) desde 1990 e atualmente é Professor Associado C. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e pesquisa principalmente os seguintes temas: textualidade, argumentação e aplicação ensino da gramática na escola.

Referências

ABREU, R. L. Paraná MesoMicroMunicip.svg, own work. 2006. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=1365072. Acesso em: 02 out. 2018.

AGUILERA, V. A. Crenças e atitudes linguísticas: o que dizem os falantes das capitais brasileiras. Estudos Linguísticos. São Paulo, v. 2, n. 37, p.105-112, mio/ago. 2008.

ATLAS BRASIL. Capanema. Disponível em: http://www.atlasbrasil.org.br/2013/pt/perfil_m/capanema_pr. Acesso em: 13 abr. 2018.

BUSSE, S.; SELLA, A. F. Uma análise das crenças e atitudes linguísticas dos falantes do Oeste do Paraná. SIGNUM: Estudos da Linguagem, Londrina, v. 15, n. 1, p. 77-93, jun. 2012.

CAPANEMA. Sobre o município. Disponível em: http://www.capanema.pr.gov.br/municipio/sobre. Acesso em: 13 abr. 2018.

FERREIRA, A. B. H. Novo dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. 3. ed. Curitiba: Editora Positivo, 2004.

HOUAISS, A. Dicionário eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.

IBGE. Capanema. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pr/capanema/panorama. Acesso em 13 abr. 2018.

LAMBERT, W. W.; LAMBERT, W. E. Psicologia Social. Tradução de Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1966.

MINISTÉRIO PÚBLICO DO PARANÁ. Estrada do Colono abre disputa entre ambientalistas e políticos. Comunicação, Meio Ambiente, 12 mar. 2014. Disponível em: http://www.comunicacao.mppr.mp.br/modules/noticias/article.php?storyid=16243. Acesso em: 02 out. 2018.

MORENO FERNÁNDEZ, F. Principios de sociolingüística y sociología del lenguaje. Barcelona: Ariel. 1998.

NAVARRO, E. A. O domínio da língua castelhana sobre o guarani paraguaio. Revista Philologus, Ano 10, n. 29. Rio de Janeiro: CiFEFiL, maio/ago. 2004 Disponível em: http://www.filologia.org.br/rph/ANO10/29/009.pdf. Acesso em: 12 jun. 2018.

SANTANA, V. R. O papel dos operadores argumentativos na demarcação de crenças e atitudes em Foz do Iguaçu. 2016. 121 f. Tese (Doutorado - Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2016.

SCHLINDWEIN, S. K. A estrada do colono no imaginário da população de Capanema. Revista Contribuciones a las Ciencias Sociales. 2016. Disponível em: http://www.eumed.net/rev/cccss/2016/01/capanema.html. Acesso em: 25 jul. 2018.

TOMASETTO, M. Z. C.; LIMA, J. F.; SHIKIDA, P. F. A. Desenvolvimento local e agricultura familiar: o caso da produção de açúcar mascavo em Capanema – Paraná. Interações, Campo Grande, v. 10, n. 1, p. 21-30, jan./jun. 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/inter/v10n1/03.pdf. Acesso em: 17 maio 2018.

Downloads

Publicado

06-09-2019

Como Citar

PIZZATTO, S. G. M.; CEREZOLI, J.; MENDONÇA, S. C. P.; MARIANO CIVIERO, L. L.; SELLA, A. F. Falantes brasileiros e o falar Espanhol: uma descrição do contato linguístico na cidade de Capanema/PR. Travessias, Cascavel, v. 13, n. 2, p. e22383, 2019. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/22383. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

LINGUAGEM