Dificuldades ortográficas: um olhar para as arbitrariedades

Autores

  • Julhana Cella Romanino
  • Maria Bernadete da Roza
  • Sanimar Busse
Agências de fomento

Palavras-chave:

Escrita, erros, ortografia

Resumo

Apresentamos neste artigo alguns resultados preliminares da pesquisa sobre faltas ortográficas, em relação à variante da norma culta do português brasileiro, de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. Equívocos motivados pela presença da oralidade na escrita, dificuldades em operar com regularidades e irregularidades da língua têm tornado a tarefa de escrever um percurso difícil. Muitos fatores podem contribuir para esse quadro, entre eles: falta de leitura, ensino tradicional ou mesmo a total inexistência de um trabalho efetivo com a ortografia nas escolas, baseado nas dificuldades reais do aluno e organizado para levá-lo a reflexão. Para a realização da pesquisa, partimos de Bortoni-Ricardo (2004, 2005, 2006), Cagliari (1999, 2003, 2009), Morais (2007, 2010) e Zorzi (1997). Os dados foram coletados em produções realizadas para diagnosticar quais as dificuldades ortográficas mais recorrentes na escrita de uma turma do 7° ano.  As ocorrências encontradas foram classificadas de acordo com a proposta de Cagliari (2009), sendo que,  as alterações relacioadas às arbitrariedades do código escrito foram bastante expressivas.

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Referências

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Publicado

06-12-2016

Como Citar

CELLA ROMANINO, J.; DA ROZA, M. B.; BUSSE, S. Dificuldades ortográficas: um olhar para as arbitrariedades. Travessias, Cascavel, v. 10, n. 3, p. e15405, 2016. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/15405. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

[DT] REFLEXÃO LINGUÍSTICA A REBOQUE DA FALTA DE REFLEXÃO SOBRE A APLIC. TEÓRICA