NARRAÇÃO E MEMÓRIA EM LAVOURA ARCAICA
Palavras-chave:
Narração, Memória estética, Lavoura Arcaica.Resumo
Apresentaremos neste estudo uma interpretação acerca dos elementos
narração e memória na obra Lavoura Arcaica (1975) do escritor Raduan Nassar, e averiguaras formas de tratamento presentes na tradução da narrativa literária para a narrativa
cinematográfica, Lavoura Arcaica (2001), do diretor Luiz Fernando Carvalho. O estudotransitou ora por meio do processo de contraste, ora por analogia dos elementos sígnicos
que às caracteriza criações artísticas de um mote comum, uma vez que reconhecemos nasduas obras a presença de motivos formais e temáticos de outras obras de arte: a visualidade.
O modo de organização do texto revela, sobretudo, os diversos discursos e o projeto
estético-político de quem produz dado texto. Assim, ao interpretar Lavoura Arcaica nosdebruçaremos sobre as narrativas assumindo-as como discurso composto por diversas
vozes que são cacos e estilhaços de vários tempos e lugares, e que é, a rigor, criação
ficcional, um fato da linguagem e discurso produzido e controlado por uma fonte
produtora; cujas linguagens literária e cinematográfica não excede uma ação ditatorial
na condução da narrativa, mas são dotadas de mistério; e dependem mais que da atenção
do leitor para construir-se enquanto significado: depende sobretudo da sua memória e
alma. Assim, é também de nossa intenção mostrar que ao interpretar um texto, seja ele
literário, fílmico, pictórico etc., há que se buscar a “alma” das palavras, das imagens e a
forma como elas estão dispostas; e atentar para aquilo que a forma estética adotada se
contrapõe, já que é também por aquilo que um elemento não o é que ele se constitui.
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