O INSTIGADOR PAULO FREIRE E OS ENTORNOS DA DIVERSIDADE

Autores

  • Anizia Costa Zych
  • Nájela Tavares Ujiie

Palavras-chave:

Teoria freireana, Educação inclusiva, Diversidade.

Resumo

 

O presente ensaio ganhou corpus a partir de uma discussão fecunda desenvolvida junto aos membros do grupo de pesquisa "Educação: Saberes, Linguagem e Multiculturalidade" e se propõe aqui a levantar algumas relações do pensamento educacional de Paulo Freire, com referência à educação inclusiva na e para a diversidade, como processo de apropriação do conhecimento, como instrumento de elevação da cidadania, possibilitando que a luta das minorias seja sustentada pela alavanca do saber que implica na reflexão-ação e permite ao indivíduo interagir coletivamente no espaço social, podendo ainda contribuir com a intervenção relacionada à educabilidade fundamentada na alteridade, incorporando assim, novos elementos a formação do ser humano em sua multiplicidade e legitimação de sua existência.

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Publicado

30-04-2008

Como Citar

COSTA ZYCH, A.; TAVARES UJIIE, N. O INSTIGADOR PAULO FREIRE E OS ENTORNOS DA DIVERSIDADE. Travessias, Cascavel, v. 2, n. 1, p. e2916, 2008. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/2916. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO