A EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DO GRADUANDO DE LETRAS EM UM PROJETO DE ENSINO DE LITERATURA

Autores

  • Rita Maria Decarli Bottega Decarli Bottega
  • Franciele Maria Martiny
  • Elisangela Redel
  • Aline Luane Fantinel
  • Leomir Bruch

Palavras-chave:

Literatura, Caravana da Poesia, Paulo Leminski, Ensino

Resumo

Este texto apresenta um relato reflexivo-crítico de um Projeto de Ensino desenvolvido no curso de licenciatura em Letras, nas disciplinas de Prática de Ensino de Língua Portuguesa I e II, respectivamente nos 3º e 4º anos, da Unioeste – câmpus de Marechal Cândido Rondon, intitulado 40 clics poéticos: leituras e releituras da obra de Paulo Leminski. A realização do Projeto de Ensino justificou-se pela necessidade de formação de professores aptos a ensinarem literatura nas escolas e a formarem alunos leitores e, dessa forma, propiciou o contato dos graduandos com uma abordagem teórico-metodológica diferenciada para o ensino da obra poética de Paulo Leminski. Assim, a primeira parte deste trabalho traz uma reflexão sobre o ensino de literatura, seus desafios e perspectivas, focalizando a formação docente, bem como o ensino articulado à extensão no âmbito da universidade. Após esta introdução, que apresenta também a configuração do projeto aplicado, o segundo momento do trabalho contempla o relato reflexivo-crítico da proposta metodológica para o ensino da poesia na sala de aula, à luz dos pressupostos teóricos de Riolfi (2008), Severino (2012), Colomer (2007), Geraldi (1997), entre outros. Por fim, considera-se que o desenvolvimento do projeto teve interferência positiva na formação dos licenciados do curso de Letras, pelo contato que tiveram com uma proposta diferenciada de ensino de literatura, promovendo a articulação entre as teorias estudadas nas disciplinas envolvidas com a referida proposta de ensino, o que possibilitou a reflexão e análise sobre como desenvolver um trabalho instigante e motivador com o gênero poesia nas escolas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

28-04-2015

Como Citar

DECARLI BOTTEGA, R. M. D. B.; MARTINY, F. M.; REDEL, E.; FANTINEL, A. L.; BRUCH, L. A EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DO GRADUANDO DE LETRAS EM UM PROJETO DE ENSINO DE LITERATURA. Travessias, Cascavel, v. 9, n. 1, p. e12652, 2015. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/12652. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO