Tradução técnica comentada: observações sobre o processo tradutório de um texto da botânica traduzido do Italiano para o Português

Autores

  • Marilene Kall Alves
Agências de fomento

Palavras-chave:

Giuseppe Raddi, Tradução técnica comentada, Nova orquídea.

Resumo

No presente trabalho serão apresentados breves apontamentos acerca da tradução técnica comentada do artigo Descrizione d’una nuova orchidea brasiliana del Sig. Giuseppe Raddi. Ricevuta addì 19. Luglio 1822 (Descrição de uma nova orquídea brasileira, feita pelo Senhor Giuseppe Raddi e recebida em 19 de julho de 1822), da língua italiana para a língua portuguesa. Giuseppe Raddi é considerado o maior naturalista italiano a coletar e classificar espécimes nas montanhas e florestas que circundam o Rio de Janeiro no século XIX. O autor deixou um testemunho valioso, descrevendo tanto o material recolhido quanto os costumes e cultura da população brasileira da época. O material coletado e descrito por Raddi encontra-se atualmente no Museu Botânico de Firenze e no Departamento de Ciências Botânicas de Pisa, Itália. Para a tradução da parte técnica do texto de Giuseppe Raddi serão seguidas as orientações de Hurtado (2001). Também se propõe transpor na tradução valores culturais, seguindo os apontamentos de Peter Burke (2010), uma vez que Raddi, além de coletar e descrever plantas, também descreve hábitos e faz observações sobre a cultura brasileira da época.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FORZZA, R. C. Catálogo de plantas e fungos do Brasil. 1 ed. Rio de Janeiro: Instituto de Pesquisas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, 2010.

PEREIRA, A. B.; PUTZKE, J. Dicionário Brasileiro de Botânica. São Paulo: CRV, 2010.

JOLY, A. B. Botânica. Introdução à taxonomia vegetal. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1966.

Downloads

Publicado

09-08-2016

Como Citar

ALVES, M. K. Tradução técnica comentada: observações sobre o processo tradutório de um texto da botânica traduzido do Italiano para o Português. Travessias, Cascavel, v. 10, n. 2, p. e14769, 2016. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/14769. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

TRADUÇÕES