Quignard: sobre metamorfoses e a linguagem enigmática
Palavras-chave:
Pascal Quignard, enigma, literatura contemporânea, mitologia.Resumo
O presente artigo traz o conto do escritor francês Quignard, O enigma (2018), uma narrativa contemporânea, a qual retoma a tragédia de Édipo Rei, bem como as temáticas do destino, da fatalidade e do desejo. É uma pesquisa qualitativa, tendo como escopo teórico para a leitura interpretativa do conto, a psicologia analítica, formulada por Jung (1991a e 1991b); o estudo das mitologias, de Durand (2001), Estés (2014) e Migdgley (2014); os simbolismos da enciclopédia Homem, Mito e Magia (1974a e 1974b) e da teoria literária contemporânea, conta com os autores: Foucault (2007), Lima (1996) e Ricoeur (1994). No conto, após a narrativa, há uma secção chamada de “comentários”, que será explora também no decorrer do artigo. A história apresenta um menino, que, ao ser expulso de casa pela mãe, busca o reencontro com a palavra perdida, possibilitando o encaminhamento e encantamento do enigma, desencadeando a realização do seu próprio destino. A experiência da linguagem e da decifração do mundo vem diante dos simbolismos das metamorfoses vivenciadas pelo garoto ao longo do enredo, a fim de que ele possa aceitar a si e atravessar um processo de iniciação. A linguagem como um enigma a ser decifrado passa por uma série de inscrições do pequeno herói.Downloads
Referências
COMPAGNON, Antonie. O demônio da teoria: literatura e senso comum. Trad. de Cleonice Paes Barreto Mourão. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1999.
DURAND, Gilbert. As estruturas do imaginário: introdução à arqueologia geral. Trad. de Hélder Godinho. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
ESTÉS, Clarissa. P. Mulheres que correm com os lobos: mitos e histórias do arquétipo da mulher. Trad. de Waldéa Barcellos. Rio de Janeiro: Rocco, 2014.
FOUCAULT, Michel. Representar. In: As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. Trad. de Salma T. Muchail. 9 ed. São Paulo: MARTINS Fontes, 2007.
GOETHE, Johann. W. V. Os anos de aprendizagem de Wilhelm Meister. Trad. de Nicolino Simone Neto. São Paulo. Editora 34, 2009.
HOMEM, Mito & Magia. Editora Três. São Paulo, 1974a. vol. I.
HOMEM, Mito & Magia. Editora Três. São Paulo, 1974b. vol. II.
JUNG, Carl. G. Relação da psicologia analítica com a obra de arte poética. In: O espírito na arte e na ciência. Rio de Janeiro: Petrópolis, 1991a.
JUNG, C. G. Psicologia e poesia. In: O espírito na arte e na ciência. Rio de Janeiro: Petrópolis, 1991b.
JUNG, Carl. G. O homem e seus símbolos. Trad. de Maria Lúcia Pinho. 3 ed. Especial. Rio de Janeiro. HarperCollins Brasil, 2016.
LIMA, Luiz. C. Mímesis e modernidade: Forma das sombras. 2 ed. Rio de Janeiro: Graal, 1996.
MIDGLEY, Mary. A presença dos mitos em nossas vidas. Trad. de Alzira Allegro. São Paulo: Editora Unesp, 2014.
PERRONE-MOISÉS. Leila. Mutações da literatura no século XXI. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.
QUIGNARD, Pascal. O Enigma. In: O nome na ponta da língua. Trad. Yolanda Vilela, Ruth Silviano Galvão. Belo Horizonte: Chão de Feira, 2018.
RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa – A tríplice narrativa. In: Tempo e narrativa. São Paulo: Papirus, 1994.
WAIBLINGER, Angela. A grande mãe e a criança divina: mito e arquétipo sobre o milagre da vida como desenvolvimento da alma. Trad. de Tatiana Tuermorezow. 2 ed. São Paulo: Cultrix, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.