ASPECTOS PSICOLÓGICOS E LINGÜÍSTICOS DO LIDAR COM UMA
Palavras-chave:
Ensino/aprendizagem de inglês, Crenças, Professor, Formação.Resumo
Este artigo relata os resultados obtidos em uma pesquisa com base nos
pressupostos da Psicologia e da Lingüística, em que buscou-se analisar as crenças de dois
professores de inglês em serviço sobre o processo de ensino/aprendizagem desse idioma.
O referencial teórico apoiou-se em estudos da área de ensino/aprendizagem de línguas
estrangeiras que tiveram como foco de investigação o construto crenças. A metodologia
escolhida foi o estudo de caso e os seguintes instrumentos de coleta de dados foram
utilizados: questionário do tipo semi-aberto, observações de aulas e diário. Os resultados
indicam que os participantes apresentam algumas crenças em comum e outras
contrastantes, e que a formação específica na área ou a falta dela influencia sua prática
docente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.