CONCEITOS COTIDIANOS E APRENDIZAGEM ESCOLAR

Autores

  • Adriane Cenci
  • Fabiane Adela Tonetto Costas

Palavras-chave:

Vygotsky, dificuldades de aprendizagem, cultura.

Resumo

Neste trabalho, seguindo a perspectiva posta por Vygotsky (1991), busco perceber a
influência dos conceitos cotidianos na aprendizagem escolar, isto é, de que forma as
aprendizagens anteriores e externas à escola interferem na aprendizagem escolar formal. Ao
desconsiderar os conceitos cotidianos de cada aluno, pressupondo que todos tenham uma mesma
“bagagem cultural”, a escola nega a diversidade dos alunos que nela estudam – ainda que estes
vivam numa mesma cidade, têm relações com o meio diferenciadas. Indivíduos que cresceram em
diferentes contextos sociais e culturais chegarão à escola com informações, conhecimento de
mundo, distintos. Isto é, os conceitos cotidianos de cada aluno são singulares. Cabe ao professor
estar atento a essas singularidades, pois o conhecimento escolar formal (conceitos científicos) se
apóia nas aprendizagens anteriores, no que o aluno aprende na família, na comunidade, com os
amigos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

22-12-2010

Como Citar

CENCI, A.; ADELA TONETTO COSTAS, F. CONCEITOS COTIDIANOS E APRENDIZAGEM ESCOLAR. Travessias, Cascavel, v. 4, n. 3, p. e4619, 2010. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/4619. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO