ATIVIDADE EDUCATIVA PARA PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM DA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE: O SEGUIMENTO DA CRIANÇA

Autores

  • Claudia Silveira Viera
  • Maria Eduarda de Carli Rodrigues
  • Beatriz Rosana Gonçalves de Oliveira Toso

DOI:

https://doi.org/10.48075/vscs.v1i1.11777
Agências de fomento
CNPq- bolsista ações afirmativas

Palavras-chave:

Recém-nascido, Educação Continuada, Cuidado da Criança, Enfermagem Pediátrica.

Resumo

Objetivo: Descrever ação de atividade educativa acerca do acompanhamento do neonato e lactente na Atenção Primária à Saúde. Metodologia: Pesquisa exploratório-descritiva, em que os dados foram coletados por meio de questionários aplicados a 11 profissionais de enfermagem atuantes em Atenção Primária a Saúde. Os questionários foram aplicados antes e após a atividade educativa, contendo questões acerca da prática clínica do acompanhamento da criança, avaliando a apreensão do conteúdo do material didático disponibilizado previamente ao curso e da metodologia didático-pedagógica. Estabeleceram-se como escore positivo 50% ou mais de acertos no pré-teste e no mínimo 70% no pós-teste. Análise de dados por meio de estatística descritiva simples. Resultados: No pré-teste, a maioria obteve mais que 50% de acertos. No pós-teste, o resultado manteve-se, não atingido 70%. A maioria dos participantes considerou a avaliação da atividade satisfatória. Conclui-se que, a atividade educativa alcançará melhores resultados se desenvolvida de forma planejada e contínua, valorizando as experiências da prática clínica dos enfermeiros; assumida pelos gestores como inerentes ao processo de trabalho.

 

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Publicado

02-06-2015

Como Citar

VIERA, C. S.; RODRIGUES, M. E. de C.; TOSO, B. R. G. de O. ATIVIDADE EDUCATIVA PARA PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM DA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE: O SEGUIMENTO DA CRIANÇA. Varia Scientia - Ciências da Saúde, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 17–25, 2015. DOI: 10.48075/vscs.v1i1.11777. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/variasaude/article/view/11777. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais