CARACTERIZAÇÃO DE CRIANÇAS ACOLHIDAS EM INSTITUIÇÃO DE ASSISTÊNCIA E PROTEÇÃO INFANTIL EM REGIÃO DE FRONTEIRA

Elisa Maria Bezerra Maia, Wesley Martins, Sheila Cristina Rocha Brischiliari, Oscar Kenji Nihei, Marcos Augusto Moraes Arcoverde, Marieta Fernandes Santos

Resumo

Crianças são acolhidas quando se encontram em situação de risco pessoal e social, assim é dever do estado e da instituição portadora da guarda judicial proporcionar proteção integral, assegurando os direitos e restabelecendo os vínculos familiares e comunitários, até que as condições das famílias sejam superadas. O processo de acolhimento deve ocorrer segundo os princípios e diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que abrange o acompanhamento às famílias de origem, com vistas à reintegração familiar e ou colocação em família substituta. Este trabalho teve como objetivo identificar características de saúde, sociais e comportamentais de crianças em uma instituição de assistência e proteção infantil de Foz do Iguaçu – PR. É uma pesquisa quantitativa, descritiva e exploratória, que foi realizada de outubro a novembro de 2013 por acadêmicos do curso de enfermagem da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, participaram da pesquisa 20 crianças na faixa etária de 0 a 12 anos. A avaliação foi realizada a partir de informações coletadas por meio de um instrumento de coleta de dados estruturado, foram analisados aspectos relacionados à saúde e comportamento das crianças estudadas. Durante a análise verificou-se que 60% das crianças pesquisadas apresentava escolaridade inadequada para idade, 50% apresentava agitação e 25% distúrbios mentais/comportamentais. A diversidade de problemas que atinge essas crianças mostra a necessidade e importância de acompanhamento psicológico, assim como de outros profissionais da equipe de saúde durante seu desenvolvimento, para que consigam ressignificar acontecimentos passados, superando-os e conquistando uma vida equilibrada.

Palavras-chave

Criança; Acolhimento; Bem-estar da criança.

Texto completo:

PDF