A COMPREENSÃO DOS ENFERMEIROS SOBRE A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE

Autores

  • Natali Portela
  • Cibele de Moura Sales
  • Rogério Dias Renovato

DOI:

https://doi.org/10.48075/vscs.v2i2.15139

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Educação em Enfermagem, Capacitação em Serviço

Resumo

A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) objetiva transformar as práticas e a organização do trabalho no Sistema Único de Saúde (SUS) promovendo processos de formação mais reflexivos, visando, entre outras coisas, à melhoria na qualidade da atenção à saúde. Trata-se de uma proposta que ambiciona mudanças paradigmáticas ao questionar moldes hegemônicos de fazer Saúde e Educação, e, assim sendo, encontra dificuldades à sua compreensão que desafiam sua realização. Através da revisão de pesquisas que focaram a Educação Permanente em Saúde (EPS) no Brasil nos últimos onze anos, buscou-se investigar como os enfermeiros, categoria profissional relevante e significativa para qualificação do cuidado em saúde, entendem a proposta da PNEPS, e em quê esse entendimento aproxima-se ou distancia-se do que a Política almeja. Seis artigos e uma dissertação foram analisadas, indicando que a maioria dos enfermeiros acreditam que a PNEPS está relacionada às atividades educativas como capacitações, treinamentos e atualizações de caráter predominantemente técnico, conceituação esta mais próxima da Educação Continuada. Faz-se necessário a ampliação da discussão a respeito da EPS entre os profissionais de enfermagem para que estes possam apropriar-se de suas conceituações e, consequentemente, efetivá-la no seu cotidiano de trabalho em saúde.

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Publicado

22-12-2016

Como Citar

PORTELA, N.; SALES, C. de M.; RENOVATO, R. D. A COMPREENSÃO DOS ENFERMEIROS SOBRE A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE. Varia Scientia - Ciências da Saúde, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 145–155, 2016. DOI: 10.48075/vscs.v2i2.15139. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/variasaude/article/view/15139. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Revisões de Literatura